Prólogo de Ante-estreia n’Um Banquete

Pela hora da sobremesa aparecerão sementes frescas. Sara Baga convidar-nos-à a conhecer o corpo de planta que as deu à luz, e a realizar o acto de debulhar. O digestivo será marcado pelo adufe que nos levará a outro tempo e outras histórias, que nos levarão até a quem Colhe para Semear.
Ante-estreia do “Acto I : Ao Encontro da Semente”
Prólogo do filme SEED ACT de Sara Baga.

No âmbito de “Um Banquete” uma proposta de reflexão artística sobre o sistema alimentar e desperdício, desta vez sob o tema d’as sementes.

Dia 12 de Março de 2016 – Este Banquete é o primeiro de uma série de eventos em que propomos uma reflexão sobre comer…como acto ético e político.

banquete_e_da_penha-028Um Banquete… com uma partitura adapted por Sara Anjo. A inspiração vem de Anna Halprin, coreógrafa norte americana que trabalhou com diferentes comunidades. Nas suas palavras, “If you’re a dancer, your body is your instrument. And within your body is all that you are.”
O corpo é tudo que somos. A partitura conduz os convidados numa experiência que se torna uma composição colectiva…como comemos, importa.banquete_e_da_penha-062

É uma performance transdisciplinar, em que através de uma partitura comum se procura envolver os participantes no processo do banquete desde o início. Na confecção da comida, na organização do espaço, na fruição e partilha da refeição. Propomos olhar para o que temos nos pratos e mergulhar na experiência de nos alimentarmos.

Para além da partitura da refeição, fazem parte do evento momentos de partilha criativa, prática de corpo, palestras temáticas e o visionamento de documentários.banquete_e_da_penha-075

Neste primeiro evento propomos também a reflexão sobre as questões relativas ao poder de escolher o que se cultiva e como. Como surgem os movimentos de guardiões de sementes e porque é tão importante a protecção da bio-diversidade do Planeta?

A  cineasta Sara Baga foi convidada especial e mostrou-nos em anteestreia o primeiro episódio de “SEED ACT Acto I Ao Encontro da Semente”, que foi recebido com muito interesse por parte do público. Mostrou-nos ainda o corpo de uma planta de bróculo do seu jardim, falando-nos sobre o seu processo de crescimento, da semente à semente. E juntamente com a Leonor amiga das sementes livres, incentivaram ao início de uma sementeca no local, a escola Forum Dança.

mostra12marçoforumdança

Sobre “Um Banquete” http://umbanqueteparapensarecomer.com/

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s