Acto I – Estreia Porto

cct

É com alegria que iremos estrear no Porto a curta documental “Acto I Ao encontro da Semente” a 31 de Março, na sessão de abertura do festival Cinema com Terra, CICLO DE CINEMA SOBRE AGRICULTURA, RURALIDADE, SAÚDE E ALIMENTAÇÃO.

 

Tal como as sementes viajaram com os povos nómadas ao longo de milénios, atravessaremos vários países europeus para conhecer as pessoas e projectos mais inspiradores à margem da sociedade. 

O filme documental longa metragem SEED ACT / ACTO SEMEAR será lançado ao longo deste ano por episódios: Actos que se revelam em várias formas de pensar e agir pela liberdade das sementes. A ideia de lançar o filme por episódios tem a ver com potenciar a profundidade de mergulho em cada situação encontrada ao longo das viagens dos últimos anos em 6 países europeus, e porque desta forma poderemos ter a cada mostra uma oprtunidade de reflexão e acção diferente.

Queremos convidar-vos então para a estreia na cidade do Porto, da curta documental que perfaz primeiro acto a ser lançado como parte de SEED ACT.

“ACTO I Ao Encontro da Semente” foi a primeira situação filmada para este documentário, e mostra o muito inspirador trabalho de preservação de variedades tradicionais da Associação portuguesa Colher para Semear. (15 min.)

SEEDACT I AoEncontroDaSemente

SEED ACT / ACTO SEMEAR I Ao Encontro da Semente (15 min.)
Realização Sara Baga. Produção LIQUEN

Num ambiente cada vez mais hostil para o uso e preservação de sementes tradicionais, apenas alguns perceberam que a aniquilação da biodiversidade pode estar próxima. Nas margens da sociedade, encontramos visionários guardiões de sementes de várias origens, a operar em diversos contextos para defender a nossa herança global. Neste 1º Acto, vamos ao Encontro da Semente, onde o humilde grão apaixona e guia o valoroso labor da Associação Colher para Semear.

 

SINOPSE “ACTO I Ao Encontro da Semente” 

É sábado de manhã em Arouca, uma vila no norte de Portugal, parte de uma região de serras e vales ainda povoada por camponeses. Numa sala do mosteiro fundado no século X, reúnem-se centenas de pessoas. Atentam à Mesa de Sábios. 

A cada ano a Colher para Semear ruma a uma nova região do nosso Portugal, onde durante meses faz um levantamento das variedades tradicionais ai cultivadas. A paisagem muda, mas estes encontros são sempre momentos únicos, de festa e prazer. São tempos de descoberta, para todos os velhos e novos apaixonados das variedades tradicionais.  Aqui reencontram-se amigos e fazem-se novas amizades. Conhecem-se sábios anciãos, mestres esquecidos da terra. Encontram-se as variedades de antanho que ainda se cultivam e os preceitos com que se utilizam. No fim, as histórias, os sabores, os cheiros e as cores, de tudo o que vimos e experienciámos, polvilham sorrisos e fazem-nos querer voltar, ansiando para que o Outono não tarde em chegar. 

This slideshow requires JavaScript.

Cinema com Terra. No Porto, Cinema Passos Manuel (junto ao Coliseu)
SEIS SESSÕES, DUAS POR DIA, AO LONGO DE TRÊS DIAS
Março 31 (quinta) + Abril 1 e 2 (sexta e sábado) sempre às 18:30 e 21:30

EXTRA: SEXTA 1 ABRIL 17:00 – APRESENTAÇÃO DE MARIE-MONIQUE ROBIN

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s